O vento será tua herança


AddThis Social Bookmark Button

Existe um filme, muito bom, sobre o debate do ensino da Evolução nas escolas americanas. O filme se chama Inherit the Wind, em português foi muito bem traduzido como O Vento Será Tua Herança – um título que soa maravilhosamente bem. Enfim, o filme vale muito a pena, porque demonstra a batalha que foi para assegurar que a evolução pudesse ser ensinada nas escolas de todos os estados americanos nas aulas de ciência.

Hoje, vendo o filme, a gente tem uma sensação de “puxa, tu vê, como foi difícil assegurar uma coisa tão óbvia, tão básica. As pessoas eram realmente cegas”. Quer dizer, temos mesmo? Eu mencionei no meu post sobre televisão um debate que eu vi na FoxNews aqui, que, como eu disse, faz a FoxNews que a gente vê no cabo brasileiro parecer bem moderada, onde uma discussão sobre se o criacionismo deveria ser ensinado nas escolas rapidamente se tornou uma discussão sobre se a teoria da evolução deveria ser ensinada at all. É engraçado ver gente defendendo que a terra foi criada por Deus a seis mil anos atrás. Seis mil anos atrás a revolução agrícola tava começando a ser ensaiada, existe evidência muito forte que nos permite dizer que isso é um fato. Não é uma questão de achismo, ou de opinião, é questão de evidência. Pode ser questão de opinião quando, exatamente, esta revolução aconteceu, ou no que consiste esta revolução, tudo bem. Agora, a seis mil anos atrás a espécie que hoje chamamos de Homo Sapiens já existia, já andava por aí coletando e matando bixo.

Daí a gente pergunta que tipo de figura pode passar a limpo com este tipo de discurso. Bem, alguém aí já ouviu falar do Mike Huckabee? Achei que não. O Huckabee é o mais novo fenômeno da eleição americana. Antes ele tava mal colocado pácas nas prévias, quase inexistente. Nas últimas semanas, ele rapidamente tem ascendido nos rallies dos Republicanos, e muita gente séria acha que ele tem chance de ser o candidato do GOP se ele ganhar a primeira prévia em Iowa – que é um estado eminentemente conservador. Bom, eis a frase que o Huckabee andou falando em um rally em New Hampshire:

If anybody wants to believe that they are the descendants of a primate, they are certainly welcome to do it.

A sutileza (???) da declaração do Huck é que derrepente a teoria da evolução foi rebaixada ao status de uma crença que alguem por ai pode ter, mais ou menos como crer que a lua é feita de queijo, ou que o sol é uma carruagem que anda carregada por um deus. Outra ótima passagem do Huck é que derrepente nós somos DESCENDENTES de primatas. Bem, eu sinto muito informar, mas tá cada vez mais claro que nós somos primatas que desenvolveram sintaxe e capacidade de julgamento que os outros primatas não desenvolveram. E, é claro, graças a nossa maravilhosa capacidade de discernimento estamos destruindo o planeta, mas isso são outros quinhentos.

Outra excelente declaração do Huck é a seguinte:

If you are with Jesus Christ, we know how it turns out in the final moment. I’ve read the last champter in the book, and we do end up winning

A força do Huck é que ele continua sendo o único candidato do GOP que tem uma proposta de política de welfarismo, pelo menos para os padrões americanos, o que acaba dando mais munição para ele com o público religioso e com o pessoal que simplesmente não se importa com teorias, e estas coisas contingentes, tipo aquecimento global. Mais uma do Huck:

Science changes with every generation, and with new discoveries, and God doesn’t. So I’ll stick with God if the two are in conflict.

Bem, rapidamente podemos perceber que o Huckzão é do tipo que defenderia que o evolucionismo até pode ser ensinado nas escolas, mas olha só, tem que lembrar o pessoal que o non-sense deles é que este pessoal evolucionista acha que o mundo foi criado numa data mais antiga que a do livro sagrado, viu? E tipo, é claro que um livro escrito em uma lingua estranha em diversas datas diferentes, por diversos autores diferentes, tem mais a dizer sobre a idade do planeta que a pesquisa dum bando de ateu em Oxford e no MIT, é auto-evidente.

Nestas horas eu quase sou capaz de concordar com o Dawkins. Mas eu conheço religiosos que me fazem manter a linha, todavia esta gentalha da linha do Huckabee me assusta, porque faz um filme de 1960, sobre um julgamento de 1925, parecer atual e relevante para o estado de coisas de hoje. O dano que trazer esta discussão para a esfera das coisas sérias está fazendo para esta geração de americanos ainda vai ter que ser avaliado, mas eu realmente penso que acreditar que o planeta tenha sido criado pelo dedo de deus a seis mil anos atrás é equivalente a acreditar em coelinho da páscoa, que a lua é feita de queijo, ou coisa assim. Que este tipo de argumento possa ser trazido de volta para a discussão pública como relevante, e antagônico a teoria da evolução, é simplesmente ridículo. Eu até posso aceitar que a tese do Inteligent Design seja mencionada, até porque a ciencia ainda não descobriu todos os pormenores da teoria da evolução, e talvez alguém possa alegar que o que a ciencia não descobriu é o que a religião explica. Tudo bem, eu posso viver com isso. Sem chance de aceitar que o planeta foi criado 6000 mil anos atrás, em seis dias literais, e que o homem surgiu prontinho na face da terra, colocado pela mão de deus. Sem chance, mesmo. Isso é piada, e de mal gosto.

Mas, para terminar, vamos fazer um exercício mental.

Imaginem que o Huckabee seja eleito presidente dos Estados Unidos da América.

A gente vai sentir saudades do Bush, isso sim.


AddThis Social Bookmark Button

Comments
4 Responses to “O vento será tua herança”
  1. Lucinha disse:

    Mas, Fá, tem louco de montão por aqui também!
    Por acaso a lei que garantia aborto em hospiais públicos a mãe grávidas de anencéfalos não deixou de sair por causa dos evangélicos?

  2. Lucinha disse:

    Mas, Fá, tem louco de montão por aqui também!
    Por acaso a lei que garantia aborto em hospiais públicos a mãe grávidas de anencéfalos não deixou de sair por causa dos evangélicos?
    E o partido evangélico foi o que mais cresceu no país este ano!
    Depois me chamam de exagerada quando falo que nenhuma religião presta.

    OBS: Homo sapiens, dear!

  3. Lucinha disse:

    Apaga o lá de cima, saiu errado!

  4. Bah, eu gostaria de concordar contigo.

    Mas acho que não foi por causa dos evangélicos. Foi porque não existe esquerda liberal no brasil, só esquerda conservadora. Daí deu nisso.

    É a merda da Teologia da Libertação, que acabou com qualquer possibilidade de modernizar a política no Brasil. Os evangélicos são o lado mais caricato, mas são fenômeno mais novo.

    Conservadorismo existe em todos os setores, por isso que a gente não consegue passar este tipo de coisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: