KrV

Tá Husserl, eu entendi.

Mas eu queria saber uma coisa. Se a associação exige a passividade enquanto condição de possibilidade para o ser-afetado por objetos, em que sentido isso não cai em um tipo de Idealismo Objetivo? Olha só, eu compreendo que o objeto te dá um limite nomênico, mas não vejo como isso entra no nível fenomênico. No entanto, parece que tu tá me indicando outra coisa quando tu escreves que a associação tem um limite no objeto-em-si. Tá, eu sei que este em-si não é kantiano, é num sentido menos inflacionado, eu entendi isso também. Mas ainda assim, se o objeto tem uma verdade independente do sujeito, que só é afetado e desvela esta verdade no tempo, então existe um idealismo objetivo, e não me vem com essa de generatividade. A generatividade tá presa na condição de possibilidade, lembra? Outra coisa, este tal de grau-zero de apreensão… Olha, na boa, eu não tô lá muito convencido que isso é no nível da KrV-A, sério. Tá, tu mesmo admite que não tá no nível da KrV-B, beleza. Mas se o grau zero não é nomênico, será que isso não reforça minha crítica que tu tá caindo num Idealismo Objetivo? – e deus nos livre disso, por favor.

E antes que eu esqueça, eu adoraria que tu desse um tempo com este papo de Monismo. Sério. Cada vez que eu leio a palavra monismo eu tenho vontade de jogar o livro pela janela. A única coisa que o Leibniz fez pela filosofia foi preparar o terreno pro Hegel. O que torna ele um tremendo dum filho da puta, tendo em vista que todos nós estariamos muito melhores se o Hegel tivesse feito o favor de não ter existido. Qualquer um que escreve o prefácio da fenomenologia do espírito merece ver napoleão passando por cima da prússia e ficar delirando sobre o zeitgeist e o volkesgeist. Sério.

Sinceramente,

F.P.

Comments
One Response to “KrV”
  1. paulo disse:

    E quanto a Vtech?

Deixe uma resposta

