E a viabilidade do modelo Radiohead?

As of 1/2/08,
154,449 people chose to download Saul’s new record.
28,322 of those people chose to pay $5 for it, meaning:
18.3% chose to pay.

read more | digg story

Bem, o Trent Reznor colocou no blog dele os resultados da distribuição do album do Saul Williams online. Muito interessante observar as considerações do próprio Reznor sobre o assunto – tendo em vista que o homem é uma das figuras que mais entendem do negócio, é bom ver que ele não condena nem aprova a inciativa, apenas demonstra uma certa decepção com o número de fãs que estavam dispostos a pagar pelo produto.

O que fica claro, é que a indústria fonográfica precisa pensar um modelo novo para vender e publicizar música. O modelo do i-tunes é totalmente orientado para singles, e este modelo de distribuição independente parece indicar que quem não tem grana para bancar os custos, e um nome para segurar a barra só vendendo ingresso de show, vai encarar um número relativamente grande de dificuldades.

Verdade seja dita, muitos poucos artistas tentaram o modelo Radiohead (disponibilizar de graça, com uma opção paga) para que a gente possa ter qualquer conclusão sobre este modelo específico. Este ano promete mais iniciativas deste tipo, e o rumor é que a Madonna vai disponibilizar o primeiro single no modelo pague-se-quiser.

À conferir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: