Foucault no jardim de infância

Assisti tropa de elite ontem.

Achei muito bom. Todas as características de um bom filme: divertido, te mantém atento, com um bom enredo, personagens relativamente bem construídos, boa direção. Achei foda.

Não entendi partes da polêmica, quer dizer, entendi.

Mas não entendi a direita que adorou a tal da apologia da violência (que não existe no filme), pq o filme me parece tão crítico da polícia quanto dos bandidos. Quer dizer, tem herói no filme? Eu achei que não. Achei que o filme demonstra bem o dilema atual no brasil: uma classe média inoperante, hipócrita, e com sentimento de culpa às avessas. Uma polícia com um sistema corrupto, e policiais frustrados. E um tráfico formado por pessoas vitimizadas, mas que na real mesmo dependem desta vitimização para continuar no tráfico.

Achei um diagnóstico preciso do que acontece nas faculdades de direito, com o oba-oba que se faz em cima do Foucault, e as drogas rolando entre os alunos; um excelente diagnóstico da completa inoperância das ONGs bem intencionadas, e do clima delicioso de guerra civil no Rio de Janeiro.

Não vi fascismo nenhum. Não achei que as práticas da polícia foram retratadas como positivas – pelo contrário, o filme me pareceu crítico da ação policial, mas também resignado com o fato de que no grau que as coisas chegaram no Brasil, não tem muito o que reclamar da ação da polícia – guerra é guerra, e não é bonito.

O filme é mais ou menos como a grande parte da população brasileira neste momento: resignado e pessimista. E tem como ser diferente? Tanto a interpretação ensandecida do Reinaldo, quanto o povo que saiu reclamando que Foucault tava mal retratado (inclusive este que voz fala), falou sem saber (principalmente eu).

Gostei do filme, achei parecido com clássicos policiais, tipo Clockers e Scarface. Lembra Scorcese.

Achei legenda em inglês aqui, e vou recomendar pro povo que quer saber como andam as coisas no Brasil. Certamente diz mais sobre a gente do que, sei lá, O homem que Copiava.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: