Fogo no circo

Foi um dia cheio nos fronts democratas e republicanos.

De um lado, o McCain começa a enfrentar problemas por algumas de suas declarações, primeiro por ter dito que a guerra no iraque ia ter que durar o tempo que tivesse que durar – agora ele voltou atrás e disse pro pessoal ficar tranquilo, que a guerra tá terminando. Além disso, toda a complicação que a princípio ele tinha tido um caso como uma ex-assistente ou coisa assim – o que reforça a teoria anti-carnavalesca que a pipa do vovô sobe demais, parece ter confirmado a sabedoria popular, de que a pipa do vovô foi engolida pela entropia do universo.

Claro, a parte do sécsu era bobagem, bastava olhar para a cara do McCain para saber esta parte. No entanto, a outra parte da história, de que ele teria, digamos assim, dado aos contribuidores de sua campanha certas informações privilegiadas, e prometido favores aqui e ali, bem, esta parte da história procede. Claro,deve ser um escândalo enorme que um republicano tá fazendo tráfico de influência. Algo totalmente novo no cenário político norte-americano, e que deve abalar as estruturas do sistema.

Bom, fora o fato que o Romney deve estar considerando seriamente o suicídio,tendo em vista que ele abandonou a prévia quando ainda teria algum resto de chance e um micro-escandalo destes era tudo que ele precisaria, isso é o que tem de mais emocionante do lado republicano. Isso, e o fato da Condie ter dito que não concorre nem para síndico de edifício. Tomara que seja verdade.

___

Do lado democrata, no entanto, a coisa tá mui-linda.

A Hillary usou os últimos dias para tocar o horror no Obama. Entre outras coisas, ela trouxe o argumento da experiência dela versus os discursos bonitos do Obama, em um discurso bem irônico, que ganhou pontos comigo por ser completamente fora de propósito.

Depois disso, teve a polêmica da mulher do Obama, que disse que nunca-na-história-deste-país ela tinha tido orgulho de ser americana. Coloquei um vídeo sobre isso no post ali embaixo , mas não custa ler o artigo sensacional do Rosenberg no Talking Points Memo.

Hoje, a grande novidade – tá até na capa da folha! – é a história que o front da Clinton teria publicado umas fotos do Obama com vestes típicas Somalis, que, por o acaso, são parecidas com vestes típicas de muçulmanos. Bem, a histeria pegou fogo. O grupo do Obama reagiu mandando todo mundo no front da Clinton ir tomar no meio, enquanto o front da Clinton se fingiu de morto, em uma estratégia que me pareceu inicialmente genial. Saltar as fotos, não falar NADA. Quando o pessoal reagir, falar algo do tipo, What me worry?, e ainda arremendar um “Não vem com essa, que a gente não vai se destrair com isso”.

No entanto, acompanhando os releases do pessoal da Clinton sobre o assunto, dá para verificar um certo grau de cagaço diante da hipótese deles terem levado a coisa longe demais. A probabilidade disso dar retornos na eleição de novembro é alta, e tudo indica que se o candidato não for o Obama vai ser complicado ganhar (sério, a Clinton tá fazendo um esforço sensacional para angariar antipatias), mas se for o Obama, os republicanos vão ter que apelar. Seria uma boa idéia não ajudar os republicanos a terem idéias para apelação em novembro. Sabe comé.

Não obstante toda esta insanidade, a última pesquisa da CBS mostra que a candidatura do Obama tá ganhando pontos, enquanto a Hillary tá estacionada. Ou seja: a estratégia de apelar não tá lá dando muito certo. Além disso, todas as pesquisas apontam empate técnico no Texas, com crescimento significativo do Obama nas últimas semanas. Ou seja: as prévias podem acabar ainda em março, caso o Obama ganhe no Texas ou em Ohio.

____

Ah sim, lembram do Ralph Nader? Resolveu entrar no páreo.

Super inteligente da parte dele. 2000 foi ótimo para a esquerda americana, e todo mundo sabe como o Ralph foi importante para aquela eleição. As vezes eu acho que o Nader é um republicano disfarçado que entra nas eleições para pegar aqueles um por cento necessários para os democratas não poderem ser roubados. Fnord.


AddThis Social Bookmark Button

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: