O STF não sabe nada de biologia!

Ah, a juridificação da esfera pública!

O STF não tinha nada que decidir sobre o tema das células-tronco. Este era um tema que os biólogos, os médicos, os pesquisadores da área da saúde em geral, e as comissões mistas de ética em pesquisa, deveriam dar conta. O STF é um órgão político, com competência política. A questão das células tronco só se torna uma questão política por culpa de uma meia dúzia de enloquecido que 1) espera milagres ou 2)não entendem porra nenhuma sobre potencialidade e risco.

A questão da eugenia, que é um ponto de fundo nesta discussão toda, poderia ser material do STF, mas não é isso que está em jogo. Está em jogo a potencialidade de um determinado organismo, e a forma como este determinado organismo pode ou não pode ser usado para pesquisa. Tem uma relação saber-poder neste jogo? Claro que tem. Contudo, não temos nenhum motivo para confiar na decisão do STF como mais adequada que a decisão que pesquisadores na área da saúde seriam capazes de tomar.

Este debate é a mesma babaquice de sempre, de um lado o lobby enloquecido de indústria farmaceutica querendo vender milagre, de outro lado um bando de demente que acha que embriões tem direitos fundamentais como indivíduos. Por sinal, pode patentear embriões? Quem é dono deste material biológico que tá sendo manipulado, e quem vai poder se beneficiar dos resultados destas pesquisas? Estas questões, talvez, pudessem ser decididas pelo STF. Mas justamente estas questões não estão em jogo – isto a gente vê depois.


AddThis Social Bookmark Button

Comments
8 Responses to “O STF não sabe nada de biologia!”
  1. moche disse:

    tá, mas se os caras da saúde brigam, quem resolve?

  2. como se os ministros do STF não brigassem entre eles :)

    hey, tem que determinar o processo de decisão antes. tenho dito, faz tempo, que o desafio é regulamentar o funcionamento dos Comitês de ëtica em Pesquisa – e daí dar autonomia para estes comitês decidirem as matérias ligadas a pesquisa específica da sua área.

    meu problema é bem simples, eu não entendo como a decisão do STF pode ser melhor que a decisão de um comitê misto sobre o tema. Ela não pode. O STF no fim das contas, vai basear a decisão nas opiniões das pessoas dos comitês que eles consultaram – pelo menos eu espero.

  3. Ferrari disse:

    Eu sempre sugiro duelos de lightsaber pra resolver esse tipo de disputa, mas nunca ninguém me dá atenção.

    Gostei da jogada de um bispo pra tentar barrar os experimentos; ele considera que a vida humana dá início quando o DNA está formado. Matou o lance de quando a vida começa e justificou as relíquias nas igrejas em pleno século XXI de uma tacada só.
    Claro que eu não concordo.

    Afinal, a vida só começa quando Eu digo.

  4. Apoio a idéia de duelos de lightsaber.
    Gostaria de adicionar a possibilidade de briga na lama DE BIQUINI entre pesquisadoras.

    Eventualmente, elas podem ser televisadas.

  5. Ferrari disse:

    Tu já viu as pesquisadoras??
    Bióloga é tudo baranga

  6. Foi legal ter te conhecido, Ferrari.
    Vai em paz.

  7. Lucinha disse:

    Essa roupa suja eu vou lavar em casa.
    Mas não acho que seja uma questão TÃO simples assim. Não só pelo valor econômico daquelas células, mas não me sentiria tão bem assim de ter que decidir isso. Por óbvio, sou a favor das pesquisas, mas acho que tem que ser supercontrolado. A tv tem vendido que se isso for aprovado vai ser cura até do DIABETES. Realizem, amigas, daqui a 20 anos a gente fala nisso.

  8. moche disse:

    Bom, me parece que isso é impossível juridicamente no Brasil, em face do princípio da inafastabilidade da jurisdição. E digo impossível porque é direito fundamental e, como tal, não pode ser modificado.

Deixe uma resposta

