Não, o exército americano não é homogêneo

Cansei de ouvir gente falando sobre como os soldados americanos são monstros, veículos do imperialismo yankee e yadayadayada. É legal ouvir este tipo de coisa, quando tu tem 16 anos, e precisa de um inimigo bem definido. Mas é uma tremenda bobagem pensar que não existe diversidade dentro do exército, e que todo sujeito que se juntou às forças armadas americanas é um militarista louco para matar iraque (ou um pobre coitado que precisava de dinheiro para o College). É bem mais complicado do que o Michael Moore pinta, viu?

Meu ponto:

Enquanto isso, na era da hiperdocumentação, é interessante ler esta matéria do New York Times, que seleciona a correspondência de seis soldados que morreram no campo e coloca ela online. São seis perspectivas totalmente diferentes, passando pelo soldado-de-ocasião que foi parar no iraque, até o cara que se alistou naquela mentalidade sulista de “if there’s war, you go”, com o rebelde no meio e o perdido também. Um exemplo:

The most recent mission started out as a 24-36 hour air-assault sniper mission in a known al-Qaida stronghold just north of Baghdad. We landed a few hours before daybreak and as soon as I got off the helicopter my night vision broke, I was surrounded by the sound of artillery rounds, people screaming in Arabic, automatic weapons, and the terrain didn’t look anything like what we were briefed. I knew it was going to be a bad day and a half.

Para quem é aficcionado por documentos, como eu, é uma excelente fonte.

Update:

Bush manda dizer que ele morre de pena do pessoal que morreu, mas é por um bem maior, e no fim das contas vai ter valido a pena. Ufa, já estou me sentindo melhor.


AddThis Social Bookmark Button

Comments
One Response to “Não, o exército americano não é homogêneo”
  1. Maria Eurídice disse:

    Gostei do assunto e como ´vc é ficcionado em documentos informo: TENHO FOTO, POSTAL E CARTAS do Ofc. Americano – Te. Juhn S. Miller, datadas de junho de 1922 a 1934, enviadas para aesposa no Hotel Goodfellow NY. para o acampamento em N.Jersei etc. etc. Que tal dar uma olhada?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: