Albuns Clássicos:: The Rolling Stones, Exile on Main Street

Who’s that woman on your arm all dressed up to do you harm
And I’m hip to what she’ll do, give her just about a month or two.
Bit off more than I can chew and I knew what it was leading to,
Some things, well, I can’t refuse,
One of them, one of them the bedroom blues.
She delivers right on time, I can’t resist a corny line,
But take the shine right off you shoes,
Carryin’, carryin’ the bedroom blues.

Let it loose, a décima quarta música, dá o tom do album inteiro.

(versão dolorosamente boa)

O album abre com Rocks Off, a música ali em cima, e, até que me provem o contrário, é o melhor album que eu já ouvi de uma banda de rock and roll. Qualquer banda. Qualquer época. Não tem um album de banda de rock que seja melhor que esse, alguém pode argumentar, “Mas e os Beatles?”. Leiam meus lábios: nenhum album dos Beatles chega perto do Let It Bleed, do Exile, do Beggars Banquet e do Stinky Fingers. Nenhum.

Os Beatles tem albuns muito bons, mas eles sempre vão ser, na minha cabeça, uma banda imensamente inferior aos Stones. Os Beatles nunca gravaram nada parecido com Rip This Joint, Sweet Virginia ou Soul Survivor.

Não adianta, os Stones sempre entenderam o que precisava para fazer bons albuns, e o Exile é o grande album deles. A sequencia de música é fantástica, e eu não consigo achar sequer uma música que eu ache BOA entre as 18 do album. São todas, no mínimo, fantásticas.

Eu mencionei que embora este album não tenha sequer um clipe oficial, as músicas funcionam maravilhosamente bem ao vivo? 1972 foi o auge dos Stones, embora a morte do Brian Jones tenha batido forte na banda, eles são uma banda melhor sem o loirinho, que teria um lugar garantido nos Beatles. Afinal de contas, que diferença faz um medíocre a mais numa banda cheia deles? Não troco um Brian Jones por 1/3 de Keith Richards. Pronto, falei.

Eu sei que estou comprando briga com todos os fãs de classic rock. Mas fãs de classic rock geralmente gostam de Boston, e daí fica difícil dialogar.

Eu quase não falei do Exile, mas creio que as músicas deixam o meu ponto claro: é um tremendo album, e uma aula de como fazer música simples, direta ao ponto, sem com isso cair no simplório ou no simplesmente besta.

O uso de elementos de soul e blues neste album devia ser mostrado exaustivamente para o Roger Waters, até ele aprender como fazer este tipo de coisa direito. Ele acertou uma duas vezes, mas me mostrem alguma música do Pink Floyd ou da carreira solo (inexistente) do Waters que consiga chegar no calcanhaque destas duas músicas:

esta:

e também esta:

Bom, para fechar esta recomendação deste album absurdamente básico, e que se tu nunca ouviu, acho melhor ouvir logo. Um dos raros casos de albuns que merecem a quantidade absurda de elogios que recebem, vou colocar aqui Torn and Frayed, que é uma baita música sobre uma banda de rock – e pode ou não pode ter sido escrita para o Brian Jones:

Hey let him follow you down,
Way underground wind and he’s bound.
Bound to follow you down,
Just a dead beat right off the street.
Bound to follow you down.
Well the ballrooms and smelly bordellos
And dressing rooms filled with parasites.
On stage the band has got problems,
They’re a bag of nerves on first nights.
He ain’t tied down to no home town,
Yeah, and he thought he was wreckless.
You think he’s bad, he thinks you’re mad,
Yeah, and the guitar player gets restless.

Procurem o album, comprem, baixem, façam stream das músicas, sei lá. Acreditem em mim, até tem albuns melhores nos anos 70, mas este é sem dúvida o mais divertido – e o que melhor executou o que significa fazer um disco de rock and roll.


AddThis Social Bookmark Button

Comments
6 Responses to “Albuns Clássicos:: The Rolling Stones, Exile on Main Street”
  1. moche disse:

    sou fanzaço desse disco. mas, em termos de stones, vou contra toda ortodoxia e elejo o melhor álbum “their satanic majestic…”. e depois o “stick fingers”.

    ps: sempre as alfinetadas nos beatles… pura heresia :)

  2. satanic majestic é bom, mas acho meio psicodélico demais. gosto dos stones quando eles vão direto ao ponto.

  3. álvaro santiago disse:

    concordo com quase tudo menos dizer que brian jones era um medíocre,brian era um gênio dos instrumentos, ele poderia ter dado muito mais aos stones mais não teve espaço.

  4. ANTONIO GOMES disse:

    MEU CARO
    ANTES DE MAIS NADA QUERO DEIXAR CLARO QUE SOU UM GRANDE FÃ DOS STONES ( INCLUSIVE TENDO IDO A TODOS OS SHOWS ACONTECIDOS NO RIO, BEM NA FILA DO GARGAREJO)E COM TODOS OS DISCOS ENTRE VINIS E CDS.
    MAS SE TEM ALGO QUE ME INCOMODA PROFUNDAMENTE É ESSA NECESSIDADE DE MENOSPREZAR QUALQUER OUTRA BANDA, ACHANDO, QUE ISSO TORNARÁ A SUA PREDILETA MELHOR. NÓS SABEMOS QUE OS STONES NÃO PRECISAM DISTO. BEATLES, WHO, ZEPPELIN E OUTROS SÃO TÃO BONS QUANTO E NÃO UM CASO DE COMPETIÇÃO.
    QUALIFICAR UMA BANDA OU UM ALBUM NÃO REQUER DESQUALIFICAR OUTRAS. NEM MESMO O BOSTON.

    ABS

  5. Rubens Paiva disse:

    Galera,

    Este álbum é extraordinário, e feito por uma banda fantástica. É impressionante como estes caras são bons.

    Concordo que as comparações devam ser levantadas apenas para elogios.

    A minha banda preferida sempre foi os Stones. Mas, no meu estacionamento tem espaço para Bob Dylan, Freetwood Mac, Tim Maia, Raul Seixas, Beatles, Nazareth, Queen, Led, e todos os negros de blues e rock and roll.

    Um grande abraço para todos,
    Rubens Paiva.

  6. Stones. Gosto muito da primeira faze com Brian Jones onde era puro rythman and blues. Depois com Mick taylor tem coisas legais. Apartir disto tudo é muito comercial. Os Beatles tinham uma musicalidade e creatividades incriveis, e os própios Stones os consideravam excelentes compositores. Particularmente gosto muito da linha de baixo do paul. Não esquecamos tambem os the DOORS. UM ABRAÇO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: