Terceiro Mandato?

O núcleo anti-democrático do PT é histórico, e também é uma caricatura.

Vou começar este post com um raro elogio: o PT foi importante para o processo de redemocratização no Brasil, o partido trouxe, em alguns momentos dos anos 80 e 90, questões importantes à baila, e foi uma força importante no processo de legitimação da democracia no pós-regime.

Posto isto,

O PT sempre foi, também, um partido problemático. Hoje, olhando para trás, é fácil perceber que alguns dos problemas que a gente identifica hoje sempre existiram, sempre houveram vozes totalitárias, retrógadas e burras dentro do PT, e estas vozes sempre foram mais atuantes que as moderadas.

A mentalidade sindical, ou, de despachante, pareceu sempre dar o tom do partido. Já expliquei aqui isso, muito tempo atrás, é o famoso “deixa comigo”, seguido de “eu não tenho nada a ver com isso”. Depois de anos fazendo o discurso de “somos os bastiões da moralidade”, na primeira crise de corrupção o partido responde “não temos nada a ver com isso”.

A eleição e reeleição do Lula são eventos legítimos, de um país que é uma democracia quase consolidada. Em 1992, com a queda do Collor, houve uma tensão que um país menos preparado responderia com um novo golpe – as coisas continuaram, e a eleição do FHC foi importantíssima para consolidar o país economicamente em um momento caótico no globo.

Pois bem, kudos para o Lula por ter sabido manter a política economica do governo FHC, e ter feito os programas populistas que garantiam a reeleição, apesar da corrupção endêmica, aparelhamento do estado e adesismo generalizado. Mérito político. Reelegemos o lula, temos o governante que merecemos.

Agora, sem querer ser chato: esta história de terceiro mandato é golpe. Ah, mas a reeleição do FHC foi comprada! , alguém pode gritar. É verdade, e o FHC pagou um preço muito caro por isso. Já disse aqui e repito: FHC, se tivesse parado nos quatro primeiros anos, teria sido o maior estadista da história da américa latina. Uma lenda. Resolveu tentar de novo, virou uma coisa quixotesca.

Ainda assim, democracias modernas tem históricos de reeleição. Mas doze anos de admnistração é muito tempo, e no caso do Brasil, é colocar todas os pequenos, mas relevantes, ganhos que a gente teve nos últimos anos, no lixo.

Acho o Lula uma figura política interessante, e não dá para negar que ele é um articulador muito hábil. Creio que ele sabe olhar para os lados e ver o que aconteceu com o FHC, e talvez ele tenha planos diferentes para a forma como ele pretende terminar a carreira política dele. Mas é preocupante ver como o PT hoje pode tranquilamente vomitar este discurso populista que fede à naftalina, falando de um terceiro mandato, como se fosse a vontade geral.

Que diabos de educação política a gente tem no Brasil para falar de vontade geral sem ficar com vergonha? No entanto, não é surpresa que o PT fale disso, ou demonstre um descaso completo pelo Estado de Direito. É o mesmo povo que diz que o MST tem legitimidade para invadir propriedade privada, quando uma leitura simples da constituição indica justamente o contrário: grupos difusos não representam direitos sociais, sinto muito.

O MST é legítimo, é claro, enquanto movimento social. Mas a invasão de propriedade privada é justamente isso: invasão. O MST não tem a legitimidade, enquanto grupo social, para tomar decisões que são do interesse da sociedade como um todo – creio que o MST pode ser consultado, pode inclusive denunciar o uso irregular de propriedade. Mas não pode invadir terra, pelo simples motivo que não tem poder de polícia.

Assim como neguinho não pode se juntar em milícia e sair por aí matando gente.

Mas isso tudo é para indicar a mentalidade do Partido dos Trabalhadores, que parece agora estar colocando toda a sua exuberância para fora: vamos tornar o pobre dependente do governo, personalizar os programas sociais, e nos manter no executivo!

A idéia é brilhante, preciso reconhecer. Mas vai contra muitas das coisas que dão motivo para otimismo com relação ao Brasil nos próximos anos: temos uma boa estrutura para ficar de pé e manter o processo democrático em um tempo que vai ser bem tumultuado, tudo que a gente não precisa é de um terceiro mandato do Lula para nos mandar de volta para 1984.

Um último disclaimer: não assino com a bobajada do Forum de São Paulo, ou com o papo de uma conspiração anarco-gayzista-sindicalista-comunista para dominar o mundo. Não é isso. Acho que não vai rolar terceiro mandato, sobretudo porque o Lula é cobra criada, e não vai entrar no oba-oba de seus co-partidários que andaram bebendo muito whisky.

Só acho que isso tudo indica o quanto a gente foi igênuo a acreditar no PT enquanto força transformativa, o partido sempre foi isso mesmo que está se mostrando agora: uma força conservadora e populista. A gente só acreditou no velho populismo de jardim travestido em roupas novas.


AddThis Social Bookmark Button

Comments
3 Responses to “Terceiro Mandato?”
  1. big brother disse:

    “Só acho que isso tudo indica o quanto a gente foi igênuo a acreditar no PT enquanto força transformativa, o partido sempre foi isso mesmo que está se mostrando agora: uma força conservadora e populista. A gente só acreditou no velho populismo de jardim travestido em roupas novas”…

    provocação baratinha, hein?
    quem não te conhece que compre essa do “a gente”… a não ser que te refira a quando tu tinha 10/12 anos e ficava na esquina do São judas com bandeirinhas vermelhas e distribuindo panfletos

  2. moche disse:

    Concordo com muito do escrito, mas acho simplista demais considerar bolsa-família como populismo.

  3. eu se fosse tu não mencionava este papo de panfletagem com 10/12 anos, que isso pode implicar em crime eleitoral, hein

    além disso, tu já te esqueceu quem tava contigo no COMÍCIO DA VITÓRIA do Olívio em 1998? Ali eu já votava.

    Votei mal para cacete, admito. Mas já votava.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: