Romney ou Huckabee?

Parece claro que a vice-presidência na chapa republicana vai ficar com um destes dois sujeitos.

O dilema do McCain é óbvio; com o Romney do lado dele, ele apela para os republicanos no lado econômico. Portanto, se ele quer se pintar como alguém que segue o legado de Reagan, o Romney é a escolha mais adequada.

Romney, vocês sabem, é um bilionário de Michigan. Foi um governador bem avaliado, e tem um apoio relativamente forte na base menos conservadora do partido republicano. No entanto, a base menos conservadora do partido republicano, para todos os efeitos, importa pouco. A razão é simples: nos lugares onde ela é mais presente, os democratas ganham. Tanto na costa leste quanto oeste existem republicanos nas questões econômicas, os antigos Reaganites. Este pessoal, atualmente, é uma minoria dentro destes estados. Mas, com o Romney, a eleição fica aberta em Winsconsin, Michigan, Ohio, Califórnia e Flórida. No entanto, estados do sul, que normalmente votariam republicanos, não teriam grande simpatia por uma chapa McCain-Romney, e os hispânicos também poderiam ter problemas com esta formatação.

E aí que entra o Huckabee. Caso o Huckabee for escolhido como vice, a questão dos valores entra de forma mais forte na campanha. Com o Huckabee, a parte neo-pentecostal dos republicanos, que garantiu dois mandatos para o Bush, vota novamente com o McCain, garantindo os estados do sul com mais tranquilidade para os Republicanos. No entanto, os republicanos da Califórnia, WN e Michigan certamente veriam com mais simpatia o Obama do que o McCain, se o McCain viesse acompanhado de um social-conservative como o Huckabee.

No fim das contas, a escolha é estratégica. O Huckabee parece confiar no próprio taco quando diz que quer ser o candidato a vice do McCain, coisa que o Romney ainda não disse com todas as letras – embora esteja claramente tentando. O Romney é a escolha clara para uma eleição focada na economia e o Huck caso a escolha seja em valores. De qualquer forma, o McCain mesmo vai tentar puxar para o lado da segurança, e deixar o vice falar sobre valores ou economia para a parte do eleitorado que ele não consegue dar conta.

Outra coisa a ser considerada, é que quem quer que seja o vice desta chapa, ele terá problemas tentando ser o candidato em 2012. Dificilmente o McCain irá ganhar esta eleição, e o candidato a vice pode sair queimado. Existe um certo consenso que em 2012 Huck e Romney vão tentar de novo, especialmente porque o McCain não deve tentar a reeleição – caso, bate na madeira, ele seja eleito. Quem quer que apareça como “o cara que correu com o perdedor na eleição passada” vai ter uma cruz bem grande para carregar.


AddThis Social Bookmark Button

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: