Deram corda, agora aguentem

O ministro das Comunicações da Venezuela, Andrés Izarra, rebateu a posição do Ministério da Defesa da Colômbia, que negou a incursão de tropas colombianas na Venezuela, e disse que Caracas apresentará provas da presença militar estrangeira em seu território.

A patetice desta história é tão grande, mas tão grande, que é difícil achar alguém para quem dar razão. Ou melhor; alguma versão na qual confiar. É a típica situação onde a única conclusão possível é que as duas partes estão mentindo, as duas partes estão de má-fé. O quê fazer?

Eu adoraria que parassem de chamar o Chávez de esquerda, para início de conversa. Mas já que isso é pedir demais, seria uma boa que a gente consiguisse se livrar destes tipos na América Latina.

O problema, por enquanto, é dos Venezuelanos e dos Colombianos, respectivamente. Se eles resolverem começarem a se matar mutuamente, desejo a melhor sorte para ambos os lados. Parece uma comoção diplomática um tanto ridícula, mas por agora o melhor é olhar de longe, esperando que não respingue para o lado do Brasil.

Era óbvio que o Chávez, celebrado pela Caros Amigos como “esquerda” e “transformação”, ia dar problema. Só não viu isso o público do Fórum Social Mundial, que de certo acreditava que américa latina livre era com Chávez e Fidel. A verdade é que o Chávez não poderia ter chegado onde está sem pelo menos a conivencia de setores das ditas “esquerdas” brasileiras. Não, não estou falando do fórum de são paulo. Estou falando da burrice de gente que ainda acredita no tipo de populismo tacanho que o Chávez representa, no tipo de “esperança” que ele oferece e, finalmente, no tipo de antagonismo com o qual ele explica o mundo. E certamente o mesmo se aplica para o presidente da Bolívia, que nem sempre foi tão inimigo assim do Chávez.

Depois ninguém leva a América Latina a sério e a gente fica tentando entender porque, ou inventando agendas imperialistas para o sul. Talvez a primeira providência fosse tentar parar de culpar os outros pelas nossas auto-sabotagens.


AddThis Social Bookmark Button

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: