Hillary=Jason

A Hillary se recusa a sair de cena.

Hoje boa parte do dia foi dedicado à discussão de como os delegados de Flórida e Michigan deveriam ser incluidos na contagem geral do partido democrata. Bom, o que importa é que a Hillary teve um ganho líquido de 24 delegados hoje, nem perto do que ela teria se a leitura fosse literal. Claro, essa leitura seria completamente incompatível com a realidade destas primárias, diga-se de passagem.

O Marc Ambinder, no blog dele na Atlantic, fez uma cobertura minuto-por-minuto do debate. Não vou entrar em minucias, por que é tudo muito chato. O NYT faz um gráfico bem significativo de como os superdelegados tem se movido desde o início da eleição, o que deveria ser indício suficiente para a Hillary largar fora.

Ainda assim, a Hillary não dá sinais de que vai sair fora. Inclusive, hoje teve gente dizendo que vai levar até Denver. Esta matéria do Observer, meu RSS-Reader acusa, antes lia “A final, empty gesture” virou “A final gesture” depois da revisão. Talvez esta ameaça possa até ser apenas retórica para o partido democrata. Quer dizer, Obama será o candidato, e fim da história. Mas é significativo que gente que apoia a Hillary esteja agora gritando que vai apoiar o McCain.

Não vem ao caso se eles vão ou não apoiar o McCain, diga-se de passagem. Mas para os eleitores independentes, este circo lembra tudo que eles odeiam no partido democrata, que tanto chorou na eleição de 2000 pelo golpe da turma de buldogues do Bush.

Tudo isso prova que o pior inimigo do partido democrata nas eleições de novembro é o partido democrata. Este circo armado pela Clinton tem muita pouca utilidade (eles por o acaso realmente pretendem reverter o voto de delegados que já declararam apoio ao Obama? Ou pior, realocar delegados que seriam por direito do Obama por um tal de potencial de electabilidade que ninguém sabe direito daonde saiu?).

Enfim, foi um dia movimentado no front político. Mas de fato, este episódio foi muito barulho por nada.


AddThis Social Bookmark Button

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: