The Great Forgotten Bands::Can

Ripongagem comandando tudo, inclusive na alemanha oriental em 1972, mas vamos lá, que este é um post arriscado:

Vou dizer isso, e sair correndo: Can é a banda que Radiohead tenta emular no Kid A, e não consegue.

Pensar que estes caras eram contemporâneos de Pink Floyd, chega a ser engraçado. Can influenciou todo o industrial do Neubauten e do Throbbing Gristle, e gente como Brian Eno tava com os ouvidos paara cima. Se tu pega a trilogia do Bowie em Berlin (that is, Low-Lodger-Heroes), a influencia deste som é claríssima.

Sem mencionar que eles atingiram um nível de vitalidade que poucas bandas de base eletrônica conseguiram atingir, ainda mais se tu comparar com as contemporâneas – tipo Kraftwerk. Claro, a idéia era diferente. Kraftwerk era para detonar as premissas do som orgânico, Can trabalhava com todas as premissas da música analógica. Tu vê que os caras ouviam Grateful Dead e Stockhausen – ao mesmo tempo.

A grande parte das músicas que eu coloquei aqui foi gravada entre 1969 e 1975, só para dar um pouco de contexto histórico. Estes caras sempre estiveram pelo menos cinco anos na frente do mainstream. Uma das minhas músicas preferidas é The Thief. Não achei a versão deles, então lá vai a do Radiohead:

Achei um stream só do audio original, tu pode ouvir aqui, no Last FM, que tem várias faixas deles disponíveis na íntegra.

Só um último clipe, para ilustrar meu ponto inicial. Tem música no ábum novo do Radiohead que soa exatamente como esta do Can, de 1968. O nome da faixa é Butterfly.

I rest my case. Can entra na minha lista de top 20 bandas ever.


AddThis Social Bookmark Button

Comments
One Response to “The Great Forgotten Bands::Can”
  1. Ah sim, antes que alguém pergunte, meu top 20, BANDAS, sem ordem:

    The Velvet Underground; The Rolling Stones;Nick Cave and the Bad Seeds; Iggy and the Stooges; Television; The Patti Smith Group; Bob Dylan and the Band; Led Zeppelin; Can; Einsturzende Neubauten; REM; Sonic Youth; Public Enemy; Pavement; The Pulp; Sly and the Family Stone; Beatles; Neil Young and Crazy Horse; Radiohead; Mutantes

    Não entraram artistas “solo”, e não se enganem, Bob Dylan and the Band é DIFERENTE de Bob Dylan, assim como Neil Young and Crazy Horse é diferente de Neil Young. Portanto, artistas que eu gosto muito, tipo PJ Harvey e Lou Reed, não entram, pq não são BANDAS. Entenderam? Tá, só para esclarescer.

    Certamente esta mesma lista mudaria amanhã, motivo pela qual ela está nos comentários :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: