E se…

a razão, no fim das contas, pudesse nos salvar?

This doctrine contributes to social life, insofar as it teaches us to hate no one, to disesteem no one, to mock no one, to be angry at no one, to envy no one; and also insofar as it teaches that each of us should be content with his own things, and should be helpful to his neighbor, not from umanly compassion, partiality, or superstition, but from the guidance of reason, as the time and occasion demand.

Spinoza, (Et2.p.49.s.IV.C)

Até vale traduzir esta:

Esta doutrina contribui para a vida em sociedade no sentido que nos ensina a não odiar o próximo, não caluniar o próximo, não desrespeitar o próximo, não ter raiva do próximo, não invejar o próximo; a doutrina também ensina que cada um de nós deve estar contente com suas próprias coisas, e deve ajudar seu vizinho, não por compaixão sobre-humana, parcialidade, ou superstição, mas com o auxílio da razão, como o tempo e a ocasião demandam.

Baruch, onde eu assino?

Disclaimer: por favor, tenham o mínimo de discernimento. É claro que eu não vou virar um Spinozista, até porque eu tenho vergonha na cara. Mas que a promessa do esclarescimento é algo que a gente precisava repensar nesta época de superstições bobas e hiperbolices…. O projeto pedagógico da modernidade, o Habermas e o Rawls tinham razão, continua aberto – e por mais que a gente queira brigar com a linguagem dos iluministas, eles continuam se impondo como inevitáveis. O tempo e a ocasião, demandam que a gente volte a pensar para além de nossa zona de conforto.

Morro seco, mas morro um modernista. Mil vezes melhor que as alternativas, estou cada vez mais convencido disso. Além disso, todo mundo sabe que a pós-modernidade morreu de velha – ou, dependendo prá quem tu perguntar, nasceu morta, a coitadinha.

Comments
4 Responses to “E se…”
  1. Ferrari disse:

    Ele tá falanto da Cientologia, né?

  2. Moche disse:

    no creo más

  3. bmaestrini disse:

    crédito da foto pra que né? :P

    xxxchurch ehaiuheaiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: