Presidente Obama?

Agora ficou realmente muito difícil pro McCain.

As pesquisas já demonstravam uma queda significativa, mas hoje foi – pelo menos na minha opinião – a performance mais forte do McCain. Ainda assim, todas as pesquisas que eu vejo, seja da CNN ou da CBS, mostram ele perdendo – feio – pro Obama.

E agora este survey do NYT. Seguido por esta avaliação do debate.

Tudo indica que acabou. Alguma coisa muito bizarra vai ter que acontecer. O último mapa eleitoral que eu vi indicava Missouri pro Obama, e o mapa eleitoral do KARL ROVE está dando Flórida como solid para o Obama. Certamente, se a crise não tivesse estorado, o papo seria diferente – a eleição seria muito mais próxima. Neste contexto, tem muito pouco que o McCain consegue fazer.  Mas eu não vejo como, depois de hoje, esta coisa pode virar.

No entanto, acho que não será o landslide que estão pintando. Esta semana vi mapas indicando a eleição em aberto em West Virginia, Kentucky e Arkansas. Acho muito brabo. Vi gente falando sobre ganhar Georgia. Acho relativamente brabo. O mais interessante vai ser ver o resultado da eleição pro Senado. Tem gente indicando um landslide no senado de proporções cósmicas.

Várias destas minhas rantings eu tô pegando deste sáite. É uma excelente fonte de informação e gráficos para os obcessivos – e os que deveriam estar estudando pragmatismo. Recomendo efusivamente. Por sinal, este mesmo sáite está dando 95% de chance para o Obama. Noventa-e-cinco-por-cento.

Tem duas semanas e meias antes da eleição. Ao contrário das duas últimas, nada indica sequer uma aproximação nos números. A liderança está consolidada faz duas semanas, e os independentes têm ido em massa pro Obama. Pat Buchanan, na MSNBC, hoje, fechou o caixão da campanha do McCain. Elogiou, disse que o McCain foi bem nos debates, mas que acabou.

Meu camarada, quando o cara que inventou a revolução conservadora diz que acabou… Bem, provavelmente acabou.

Update:

SurveyUSA California debate-watchers: Obama 56, McCain 28. Among California independents: Obama 55, McCain 29.

MediaCurves independents: Obama 60, McCain 30.

CNN poll from the tee-vee: Obama 58, McCain 31.

CBS undecideds: Obama 53, McCain 22.

Mapa do FiveThirtyEight:

Já dá para chamar de presidente?

Update II

From TIME’s Amy Sullivan:

In politics it is generally not considered a good sign when voters are laughing at you, not with you. And by the end of the third and last presidential debate, the undecided voters who had gathered in Denver for Democratic pollster Stan Greenberg’s focus group were “audibly snickering” at John McCain’s grimaces, eye-bulging, and repeated references to “Joe the Plumber.”

O.u.c.h.

Comments
One Response to “Presidente Obama?”
  1. Moche disse:

    credo, tu é totalmente compulsivo :)

Deixe uma resposta

