4:00

E cá estou eu, na frente do computador, empolgado com o painel da MSNbc que vai me acompanhar até as 6PM. Logo farei um chimas.

4:06 Algumas coisas divertidas proceis: http://www.talkingpointsmemo.com/ ; http://scoreboard.dailykos.com/map/ . Scoreboards, dentro de uma hora, começam a transmitir os votos ao vivo nestes dois sáites.

4:09 Early Voting, Early Voting, Early Voting. Escrevam. Isso ai vai mudar muita coisa.

4:12 Pat Buchanan aposta em uma decepção de nivel cósmico com a eleição do Obama. Vovô revolução consevadora diz que Obama vai ganhar, mas vai cagotear tudo depois, porque é um democrata, e o liberalismo não é a resposta. Vale lembrar, Pat Buchanan inventou Nixon.

4:14 Minha aposta? Missouri e Indiana vão pro McCain. Virginia e Pennysilvania pro Obama. Assim que Virginia ficar definida para o Obama, a MSNbc vai chamar a eleição. Obama ganha, surpreendendo a todos, Georgia e North Carolina, devido a um turn out sem precedentes da população negra e latina. McCain ganha Florida, por uma margem ridícula.  341 votos eleitorais para Obama, 191 para McCain. Cenário alternativo: North Carolina para McCain (marge ridícula), Florida para Obama. Minha aposta bizarra é por Georgia para o Obama, eu sei. Meu motivo? Early voting.

4:27 Da new republic: I just went to vote. The line snaked so long that I was able to concentrate on the excitement on the faces of African-Americans as they entered the voting booths with their children. I was more than a little envious of their joy. I wondered if the past was really past. Finally, I entered the booth, closed the curtain, and stared at the names. I stared so long that I could hear folks behind me begin to grumble. I delayed by individually pulling the Democratic levers for all the local offices. My finger went to McCain/Palin, but I didn’t pull. I moved my hand over and grasped the Obama/Biden lever. I pulled it hard and departed. There were tears in my eyes. Vale a leitura.

4:30 “Could the turn out in big numbers benefit McCain?” Que tipo de pergunta estúpida é essa?

4:35 Estou pensando nas possibilidades de uma vitória de McCain. A única coisa que consigo pensar é se eles levarem a Pennysilvania e Minesotta, dois estados que estão beirando os dois dígitos em favor de Obama. Talvez Virginia possa tomar o lugar de Minesota, e daí junto com Pennysilvania, ganhar a eleição. Acho brabo. Ainda mais considerando que o McCain precisaria levar todos os Estados que estão em disputa neste momento e ainda evitar um upset do Obama em um estado considerado garantido (Georgia e Arizona me vêm a mente como possibilidades).

4:36 Intervalo. Arrumar as tralhas espalhadas pela sala.

4:50 Algumas más notícias para os Republicanos: 60% dos votos nas exit pools indicam a economia como fator principal. Votação 35% acima do recorde em Virginia, e quase 55% em Georgia.

4:52 Fiquem atentos sobre um possível problema em Minesotta que pode deixar o dia de hoje um pouco mais longo do que a gente esperava.

4:55 You’ve got to be kidding me.

5:00 Numero de Endorsements, Obama vs McCain, em jornais e periódicos: Dailies:  296 to 180
Weeklies:  111 to 32 College papers:  78 to 2 Alternative weeklies:  57 to 0. Nenhum, eu repito, nenhum jornal e nenhuma revista de ponta apoiou o McCain.

5:05 e fecham os primeiros booths de votação em Indiana.

5:05 Josh Marshall, na Talking Points Memo, chama a atenção que o RNC (Republican National Comitee) colocou no ar algumas chamadas comunicando o apoio de Fidel Castro ao Obama. Se estas ligações alcançarem o público a tempo, elas podem fazer a diferença entre ganhar e perder Flórida.

5:10 Cogitado mudar de canal para a CNN, por causa do chato do Joe. Mas eu gosto do Chris Matthews e das análises dele. Além disso, o amiga me dá nos nervos.

5:15 Chris Matthews “Pastor, esta eleição vai nos deixar mais crentes? Mais esperançosos?” Pastor: “Não.” Priceless.

5:20 Chuck Todd salva a MSNBC do punditismo barato. Por mais que eu goste do Chris Matthews, o Chuck Todd é o único que não dá chute. Ainda é melhor que aguentar o Wolf Blitzer e o Anderson na CNN.

5:21 Fivethrirtyeight, e a tabela de estados, conforme iniciamos as contagens:

Obama começa o jogo com 311 estados do lado dele, o suficiente para ganhar. Isso significa, basicamente, que tudo que tem que acontecer, para o Obama, é que ele não perca nenhum dos Estados que neste momento estão do lado dele. Isso é o suficiente para ganhar. McCain, por outro lado, tem que ganhar todos os estados do toss-up, não perder nenhum que apenas balança pro lado dele, e ainda tirar alguma coisa (VA ou PN, de preferência) do Obama. Tá difícil.

5:30 Chris e Olbermann iniciam uma discussão sobre a santidade de Obama. Coloco meu dinheiro contra o bundinha de topete.

5:31 Começa a contagem. KY, 0%, IN 1%. Nada de significativo. Em meia hora a coisa começa a ficar interessante.

5:48 75% dos Americanos acham que o país tá no caminho errado. 27% acham que o Bush ta fazendo um bom trabalho. Em dez minutos, Virginia entra em campo.

5:56 Em cinco minutos  a coisa começa de verdade. Vou fazer um mate velho de guerra.

6:00 Kentucky: McCain project winner; Vermont: Obama, projected winner. Indiana: Too close to call, pela primeira vez em QUARENTA anos.

6:07 Resumo de tudo:

obama_wise_men1

6:10 Pat Buchanan: This could be the dawning of a liberal revolution. Falou o homem da revolução conservadora.

6:25 muito perto em Indiana. E o norte e Kerry ainda nem entraram. Nem bloomington. Nem indianápolis. E tá perto. Wow.

6:30 fecha North Carolina, West Virginia e Ohio. West Virgnia deve ser a primeira a ser levada para o lado do McCain. Os outros dois? The longer they go, pior pro McCain. Georgia fechou agora, também, e começou massivamente pro McCain. Teria eu errado? Vamos ver.

6:40 Parece que o otimismo sobre a corrida no senado foi overstated. Vários candidatos que estavam sendo “ameaçados” agora são colocados como presumptive winners.

6:47 South Carolina é do McCain antes de West Virginia. Bizarro.

6:50 Primeiro pacote de North Carolina, Obama 63%.

6:55 Hmnn. Afro-Amercanos são 30% dos votos na Georgia. Em 2004, eram 25%.

Em cinco minutos fecha DC. Em sete minutos DC vai ser chamada para o Obama.

7:00 hora da verdade. Pennsylvania fechou agora. Chamada para Barack Obama. Acabou.

Assim que chamaram Virginia, Obama pode ser considerado o vencedor. Agora é literalmente questão de tempo.

7:31 North Carolina senate seat vai pros Democratas. Wow.

7:33 Alabama para McCain.  Nenhuma surpresa aí.

7:36 Georgia para McCain, minha hipótese vai pro saco. Mas ainda temos north carolina e indiana em aberto.

7:43 O estado da corrida:

7:50 em dez minutos começa a entrar o Oeste e o Norte. Por algum motivo, esta coisa tá demorando demais. Meu chute é que logo-logo Virginia vai ser definida. Mas quem achou que ia ser um landslide, parece que a coisa vai ser parelha.

7:55 Enquanto isso, em Indiana, exit polls indicam que os independentes foram para o Obama em uma rate de mais de 50%. Se isso é verdade, Obama ganha Indiana, e provavelmente, pode ganhar a eleição mesmo se perder Virginia (o que eu acho que não vai rolar).

8:00 o Oeste entra na parada. Agora é quando começa a contar. Minnesota vai pro Obama e Winsonsin também. Tudo que o Obama precisa é de um estado no meio-oeste ou de qualquer toss-up. Virginia. Esta eleição tá virando uma eleição sobre Virgnia. Arizona is too close to call. Wow.

8:10 North Carolina parece poder ir para o Obama, no entanto, Virginia pode ir pro McCain. Arkansas vai pro lado do McCain, no surprise, again.

Chuck Todd: Obama não parece ter mudado o mapa da forma como ele disse que poderia mudar.

8:15 North Carolina vai consolidando pro lado do Obama, Virginia vai consolidando como TOSS-UP. This bitch is gonna be close.

8:20 Ainda não chamaram West-Virginia pro McCain. What the fuck?

8:22 Acabou. Ohio pro Obama. Obama presidente da república.

8:26 Lousiana pro McCain. Ninguém se importa.

8:30 New Mexico para Obama. Outro estado “vermelho”. Agora é só preparar a champanha. Obama já tem 200 votos. Faltam 70.

8:37 West-Virginia pro McCain. Finalmente. Este era um no-brainer.

8:40 No DailyKos:

8:45 The Page chama pro Obama. Claro, um pouco afobado. Mas vamos lá, dá para dizer, né? Senhor presidente.

Quase nove horas, e nada de Indiana.

Um exercício mental: um homem negro chamado Barack Hussein Obama é o novo presidente dos estados unidos da américa. Falem isso em voz alta.

8:50 Pensem comigo, Washington-Oregon-California e Haway somam os 70 votos eleitorais que faltam pro Obama. McCain pode preparar a concessão.

8:55 Huffington: maior turn out desde que mulheres ganharam o direito de votar.

8:58 Texas pro McCain. Grande surpresa.

Em dois minutos, resultados do centro e norte. Obama pode chegar em 270 às nove horas.

9:00 Iowa para o Obama. Utah pro McCain. Nenhuma surpresa.  Montana too close to call. Nevada too early, mas deve ir pro Obama – Nevada, that is.

Florida deve ser chamada para Obama logo.

9:05 Obama na frente em Virginia.

9:10 Enquanto isso, Mississipi pro McCain, e o seguinte quadro da dor no Five Thirty Eight:

9:12 Virginia parece, mais e mais, ficar do lado do Obama. Assim como North Carolina. A capital da confederação era em Virginia. Sei lá, parece um fator interessante.

9:25 Esperando.

9:30 Anti-americanos, olhem e aprendam.

9:40 South Dakota para McCain (zzzzz)

9:45 Eu queria (tanto) ver a cara do Bill O’Reilly agora…

Meu deus, Obama pode ganhar um dos distritos de Nebraska. Conta só um delegado, mas só o fato dele PODER ganhar é ridículo.

9:50 Missouri  tá estúpidamente disputado. Indiana tá tentendo pro Obama. Virginia. North Carolina. Todos estados praticamente consolidados.

9:50 Real Clear Politics chama Virginia para Obama. Deixa eu dizer de novo, a-c-a-b-o-u.

9:55 Desde a eleição de Franklin Delano Roosevelt, em 1936, um Democrata não ganha Indiana. Nada está certo, ainda. Mas é doido que esteja em disputa.

10:00 NBC; CNN; FOX: Barack Obama is projected the next president of the united states of america.

10:02 Cara, voces não tem idéia do que tá isso aqui.

10:10 McCain concedeu para Obama, por telefone. Logo será em público.

10:14 Colorado (!) e Flórida alinhadas com Obama. É um landslide.

10:20 John McCain concede. Graciosamente. The civil war is over.

10:25 Nevada para Obama. Arizona para McCain. North Carolina começa a tender para McCain.

10:30 Um discurso inacreditável de McCain, muito apropriado. No entanto, a platéia um tanto preocupante.

10:35 North Carolina e Indiana passam novamente para o Lado de Obama. Mais de 94% de apuração em cada um destes estados. Sensacional.

10:50 NYT, de amanhã, ainda com alguns estados divididos. Lembrem: North Carolina ainda pode ir pro Obama.

11:00 Obama no palco. Quite something. Tomara que não matem este cara.

11:17 A retórica deste cara é um troço impressionante.

11:40 Aqui o discurso de vitória do Obama.

11:42 Senhoras e Senhores, este sou eu.

11:50 Chamem North Carolina e Indiana logo. Eu quero dormir, porra.

12:40 North Carolina, aqui, 100 of 100 precints reporting. Para o Obama. Puta-que-pariu.

1:00 Cansei. Estou com dor nos olhos, estou na frente do computador desde as quatro da tarde. Dado o quadro da dor, vou presumir Indiana para o Obama, MO para o McCain (por pouco) e Montana para o McCain (por um tanto). Final:  364-173. Uma – tremenda – lavada.

Vou para a cama. Ninguem vai ler isso, mas que se dane. Eu me diverti.

Comments
3 Responses to “4:00”
  1. PAULO disse:

    Eu li,perdi parcialmente meu tempo disponível

  2. Renata disse:

    Bem, eu li também. Letrinha por letrinha! E apesar de ter ficada empolgada com teu relato… EU NÃO CONSIGO COMPREENDER AS ELEIÇÕES AMERICANAS!! (leia a frase com entonação de desespero)
    Espero por uma alma caridosa q me explique. De preferência usando linguagem simplificada, e ilustrações quase infantis.
    …faz de conta q tá explicando pra Luisa…
    grata pela colaboração

  3. Marcos disse:

    Gostei, cara.
    Acho que vou adotar a idéia com as palestras do PUNTEL!!

Deixe um comentário

