NSSR = UNB

Agora falam sobre a ocupação da New School.

Os alunos ocuparam/invadiram o espaço da universidade, protestando sobre o reitor, ou coisa parecida. Não importa.

Eis o que eu penso sobre isso:

Columbia, 1968, foi a coisa mais constragedora do universo. Bando de guri mimado reclamando de barriga cheia e querendo ser um “intelectual orgânico”. NSSR, 2008, o sáite da “ocupação”, cita Gramsci. Como se não fosse suficiente zombarem do resto da comunidade acadêmica, que tem que trabalhar, eles resolvem atuar. É repugnante.

Eu não sei se isso é o que consideram ativismo. Não sei se isso adianta alguma coisa. Eu acho patético, francamente. E acho que não tem nada de positivo no que eles estão fazendo, só confirma todos os estereótipos que o público externo tem sobre a comunidade acadêmica, e especialmente sobre a esquerda.  Este romantismo ligado a idéia do ativismo, da intelectualidade orgânica, me parece cada vez mais desculpa para não estudar.

Eu mencionei que a NSSR é uma das escolas mais caras e exclusivas dos Estados Unidos? Tem uma das tuitions mais altas, não oferece housing e é famosa por ter bolsas escassas. É uma excelente escola, é claro. Mas sobretudo uma escola para privilegiados, punks de laptop apple e marxistas com papai trabalhando com óleo. Claro, muita gente boa. Na filosofia da NSSR dois dos professores que  mais respeito estão dando aula – Bernstein e Nancy.Não é um departamento fraco, de forma alguma. Por deus, é a escola no exílio.

Certamente eles tem alunos excepcionais, e gente muito competente. De alguma forma, eu penso que estes alunos estão ocupados demais para tomar parte nesta palhaçada. Neste showzinho.

Não sei se vou me incomodar por estar escrevendo isso, que se dane. Mas precisava escrever, porque é muito frustrante ver este tipo de coisa ser celebrada como “ativismo” ou “mudança”. É o tipo de babaquice que só polariza o debate.

Deixe uma resposta

