O blog da petrobras e o reflexo condicionado Leninista

Talvez fosse o caso de toda a estatal ter um blog. Todas elas, incluindo as autarquias, podiam ter um blog registrado gratuitamente no wordpress, com comentários abertos e tudo mais. Talvez fosse uma forma inteligente de usar a internet, eu não quero cortar esta possibilidade de cara.

Mas o blog da Petrobras me cheira … me cheira à um certo reflexo condicionado de super-governo, uma coisa bem típica da ideologia leninista de um certo setor do Partido dos Trabalhadores. Um reflexo que te leva a aparelhar o estado, a agregar imprensa amiga e jogar docinhos para ela, e demonizar o outro lado. Sobretudo, uma tentativa de colocar a informação oficial como forma de calar a boca da informação não-oficial. Por exemplo, agora se tu fores querer uma informação de um oficial da petrobras, ele sempre pode te dizer: remeta-se ao blog. Investigação? Remeta-se ao blog.

Não sei se isso vai funcionar, acho que é uma jogada estratégica da petrobras para se preparar contra a chuva de merda que vai rolar com a CPI. Certamente também temos interesses que querem mais é jogar a imagem da petrobras no lixo para tentar vender a empresa no futuro. Mas também acho que estes interesses perderam o trem da história, já que o furor de privatizações tá claramente fora de moda – e tenho sérias dúvidas se vender a petrobras seria tão fácil quanto vender a Vale. Mas isso é outro assunto.

O que me preocupa, no entanto, é o refleo condicionado Leninista. O mesmo reflexo que demoniza a imprensa a todo momento, que grita contra denuncismo e coloca toda a investigação sob um holofote de suspeita. Afinal de contas, qual é o medo? Por que a tentativa de silenciar as investigações através de uma imprensa “oficial” da petrobras?

Tá, pode ser mais que isso. Mas o timing da iniciativa justifica a desconfiança. Porque o blog agora? ele vai continuar depois da CPI?

Mas vai ser interessante, porque este blog vai servir para absolutamente nada. Quem se informa via internet no Brasil? Que parlamentar é cobrado por uma informação descoberta na internet? A maior parte da população sequer vai tomar conhecimento deste “blog”, e o efeito orkut certamente tomará conta dos comentários.

No fim das contas, o assunto é menos importante pelo que está em jogo no primeiro plano, mas pelo tipo de comportamento que ele representa: a velha e boa política de uso do Estado . Todo governo quer perpetuar uma certa estratégia no poder? Claro, e é bom que seja assim, do contrário ninguém ia ter o menor interesse de fazer um trabalho decente e ser re-eleito. Mas a coisa passa por tornar o Estado um mecanismo de reprodução da ideologia, uma forma de ver política que deveria ter morrido em 1989 e que já tinha dado sinais de desgaste em 1968.

Mas vamos combinar: a choradeira da classe jornalística também irrita. Não consegue fonte? Trabalha um pouco mais duro, vai tentar martelar alguém que tá infeliz com o que tá rolando. Se os caras conseguem arrumar notícia na Coréia do Norte, tu consegue arrumar notícia sobre a Petrobrás. Não é o cenário mais feliz do universo, mas é a profissão que tu escolheu. Te vira.

A petrobrás tá trabalhando no esquema de advocacia preventiva, junto com os retoques clássicos do Leninismo que tá imperando no discurso sobre as estatais agora que nos aproximando das eleições presidenciais. Mas eu? Surpreso? Olha a candidata à presidência pelo PT. Pois é.

(sem links, para evitar trolling via trackback)

Comments
One Response to “O blog da petrobras e o reflexo condicionado Leninista”
  1. Marcelo disse:

    Não tinha um boato que o Lula tava a fim de assumir a presidência da Petro?

    Espero que dê bastante merda no curto prazo. Aí eu sento numa pilha de ações e fico milhonário quando subir de novo =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: