Phenomenology Research Center + Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia

Ainda precisamos desenvolver um sáite para o Centro aqui da SIU, mas por amor à era da super-informação, vou colocar aqui as diretivas gerais do centro, em uma tradução livre :)

O centro de pesquisa em fenomenologia, coordenado pelo professor Anthony Steinbock, tem como objetivo promover pesquisas em temas de fenomenologia contemporanea, especialmente temas vinculados aos trabalhos de Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty, Marion, Derrida e Levinas. Além da promoção de pesquisas nestas áreas, o centro oferece cursos e workshops temáticos (atualmente, trabalhamos Fenomenologia dos Sentimentos) e dá suporte para traduções, eventos e publicações acadêmicas dentro da temática.

Estamos vinculados com a direção da faculdade de ciencias humanas – não apenas o curso de filosofia – e estamos totalmente aptos a receber pessoal com interesse neste tipo de pesquisa, já temos alguma expectativa de recursos para suporte à pesquisa para o próximo semestre e estamos engatilhando uma série de conferências para divulgar o centro nacionalmente.

Dos leitores deste blog, os que tiverem interesse, estamos a disposição.

Em outra nota,

o Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, que tu podes acessar aqui, já está em pleno vapor lá na PUC.

Inclusive, já estamos engatilhando um diálogo entre a PUC e a SIU nas questões de filosofia, portanto, fiquem atentos para mais coisas neste sentido logo-logo.

Mas queria aqui divulgar o centro, diretamente, e dizer que parece uma excelente idéia tentar esta interlocução oficial entre diversos grupos lá da PUC, e certamente deve sair uma série de trabalhos e iniciativas interessantes deste grupo que integra gente da Filosofia, Sociais, Política, Economia e Direito.

Os dois projetos estão ainda começando, mas conforme as coisas forem evoluindo vou colocar material aqui e no distropia. Mas para o pessoal que quer passar uma temporada estudando filosofia continental nos estados unidos, especialmente Husserl e Merleau-Ponty, esta oportunidade de passar um tempo aqui é bastante interessante.

Lembrando, o Phenomenology Research Center não é apenas para pesquisas em  fenomenologia do conhecimento, pesquisas em interlocuções com ética, filosofia política (especialmente Territorialismo e Crítica) e filosofia da religião tem bastante espaço.

Comments
2 Responses to “Phenomenology Research Center + Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia”
  1. Moche disse:

    bah, que loucura esse negócio que apareceu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: